Home » Transplantes de Cabelo » Vantagens e desvantagens do transplante capilar
transplante capilar

Vantagens e desvantagens do transplante capilar

O transplante capilar constitui um dos métodos mais eficazes e fiáveis para o tratamento da calvice. Ainda que represente uma das poucas soluções verdadeiramente viáveis para a resolução de um problema que afecta uma enorme percentagem da população masculina, a realidade é que poucos são os Homens que se submetem a este procedimento cirurgião, o que se deve, não só à complexidade do mesmo, como também aos custos a ele associados, que podem revelar-se extremamente acima das possibilidades de muitas pessoas.

Apesar de eficaz, esta cirurgia não é, necessariamente, adequada para todos os casos de queda de cabelo e pode, também, apresentar algumas desvantagens que é importante conhecer antes de se tomar a decisão de recorrer a este procedimento cirúrgico.

As principais vantagens e desvantagens do transplante capilar:

Entender as vantagens e desvantagens de um implante capilar é extremamente importante para que possa determinar, de forma consciente, se este procedimento representa ou não o tratamento mais adequado para si. Predominantemente, os resultados associados a este tratamento tendem a revelar-se bastante satisfatórios para a maioria dos pacientes. No entanto, existem alguns contras que é importante conhecer antes de se submeter a uma cirurgia deste calibre.

Vantagens

  • O transplante capilar utiliza os próprios folículos do paciente, o que significa que não ocorrerá qualquer tipo de rejeição por parte do organismo. Isto contribui para tornar todo o procedimento mais eficaz e fiável, produzindo assim os resultados pretendidos.
  • Todo o procedimento desenvolve-se de forma praticamente indolor para o paciente e raramente apresenta efeitos secundários de carácter expressivo.
  • Ao contrário de muitos outros tratamentos para a queda de cabelo disponíveis no mercado, o transplante capilar resulta mesmo, por isso estará a investir o seu dinheiro num procedimento que lhe permitirá, de facto, combater a calvice.
  • Regra geral, e salvo algumas excepções, os fios de cabelo transplantados não cairão, uma vez que são retirados de zonas de couro cabeludo não afectadas pelo código genético da calvice.
  • O procedimento cirúrgico é relativamente seguro e não costuma exigir anestesia geral. Isto é particularmente vantajoso para quem apresenta problemas de saúde que possam originar complicações sob anestesia geral.

Desvantagens

  • Uma das principais desvantagens da cirurgia de implante capilar é o facto de poder deixar cicatrizes na região de onde forem retirados os folículos . Ainda que as cicatrizes não sejam, geralmente, muito acentuadas, em alguns casos revelam-se bem visíveis em quem utiliza cortes de cabelo mais curtos, originando assim um resultado estético pouco apelativo.
  • Caso a queda de cabelo esteja a ser potenciada por alguma doença e não por factores puramente genéticos, existe a possibilidade do tratamento não surtir os resultados desejados, uma vez que os cabelos transplantados poderão, também, acabar a cair. No entanto, isto raramente se revela um problema, uma vez que o paciente é cuidadosamente examinado antes de ser submetido a qualquer tipo de procedimento cirúrgico, de modo a que seja garantida a eficiência do tratamento.
  • Em casos muito avançados de calvice, o transplante capilar poderá não ser o suficiente para cobrir na totalidade as zonas afectadas pela falta de cabelo. Assim sendo, este é um tratamento que surtirá resultados mais satisfatórios em individuos cuja falta de cabelo não tenha assumido proporções dramáticas.
  • Ao contrário daquilo que se pensa, o implante capilar não impedirá a queda contínua dos folículos afectados pelo código genético da calvice. Portanto, ainda que possibilite a reposição capilar, não apresenta a capacidade de travar a queda de cabelo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *