Home » Tratamento para Queda de Cabelo » Tratamentos para a queda de cabelo
minoxidil

Tratamentos para a queda de cabelo

Muitos são os tratamentos para a queda de cabelo que prometem acabar definitivamente com este problema extremamente persistente, que afecta uma percentagem tão elevada da população masculina. Infelizmente, ainda nenhum deles se revelou digno de ser catalogado como um tratamento 100% eficaz para a calvície, tornando assim extremamente complicado encontrar uma alternativa de tratamento que se revele verdadeiramente viável. Apesar da cura definitiva para a queda de cabelo não ter ainda sido inventada, a realidade é que existem diversas soluções de tratamento e prevenção que podem, em muitos casos, inibir a queda e promover a manutenção de um couro cabeludo verdadeiramente saudável.

Os tratamentos mais populares para a queda de cabelo

A eficácia dos tratamentos para a queda de cabelo tende a variar muito consoante as características individuais do paciente. Ainda que não exista forma de controlar totalmente a queda de cabelo genética, é possível combatê-la eficazmente quando a mesma é causada por outros distúrbios orgânicos, como é o caso de determinadas doenças crónicas que podem originar reacções inflamatórias no couro cabeludo. Nesses casos, a queda pode ser controlada através do tratamento do problema de saúde responsável pela mesma.

Para quem sofre de Alopecia Androgénica, que constitui o tipo mais recorrente de calvície masculina, encontrar uma cura definitiva é praticamente impossível, uma vez que, de momento, ainda não existe nenhuma solução no mercado que permita travar completamente a queda e potenciar o recrescimento dos cabelos perdidos. Mesmo assim, vale a pena conhecer algumas das soluções mais viáveis para o problema, que poderão ajudar na resolução parcial do mesmo.

Transplante capilar

Actualmente, o transplante capilar é o método mais eficaz de tratamento da calvície masculina a que é possível ter acesso no mercado. Este método permite a recolocação de fios de cabelo do próprio paciente nas zonas afectadas pelo gene da Alopecia Androgénica, permitindo assim uma recuperação capilar bastante satisfatória. Apesar da sua eficácia, este tratamento, de carácter invasivo, não  impedirá que os cabelos afectados pelo gene da queda continuem a enfraquecer, o que impede este método de ser considerado 100% eficaz.

Tratamento a laser

O tratamento a laser tem vindo a ganhar uma popularidade bastante expressiva no decorrer das últimas décadas, sendo hoje considerado como um método parcialmente eficaz de combate à queda. Muitos utilizadores deste método relatam mudanças significativas na qualidade dos fios de cabelo, alegando resultados que tendem a variar entre o fortalecimento capilar e uma redução expressiva da queda de cabelo. Apesar de diversos relatos bastante favoráveis, ainda não existem evidências conclusivas que permitam classificar este tratamento como um método verdadeiramente eficaz para o controlo da calvície.

Plasma Rico em Plaquetas (PRP)

A técnica do PRP recorre à utilização de plaquetas sanguíneas como método de regeneração celular. É particularmente útil  em transplantes capilares, uma vez que auxilia eficazmente no processo de cicatrização, aumentando assim significativamente as probabilidades de sucesso do tratamento. Alguns estudos efectuados em torno deste método também defendem ser possível fomentar o crescimento de novos fios de cabelo através da aplicação do plasma directamente no couro cabeludo, se bem que as evidências ainda não são 100% conclusivas.

Produtos anti-queda

Os produtos anti-queda, como é o caso de champôs, continuam a ser extremamente populares, apesar da sua eficácia ser altamente questionável. Ainda assim, é possível ter acesso a alguns produtos de eficácia comprovada, como é o caso do Minoxidil, através do qual é mesmo possível travar a queda durante os períodos de utilização do mesmo. A grande desvantagem deste produto é que os seus resultados não são permanentes, havendo a possibilidade do cabelo voltar a cair assim que a utilização do produto for interrompida.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *