Minoxidil

Minoxidil

O Minoxidil é um dos muitos fármacos usados por quem tem problemas de queda de cabelo, sendo que pode ser usado por ambos os sexos, sem muitas contra indicações. Por outro lado, este medicamente foi comercializado inicialmente em forma de comprimidos e era indicado geralmente para pacientes hipertensos, por se tratar de um vasodilatador, apresentando assim excelentes resultados para a patologia. Porém, depois de vários testes e estudos feitos, o Minoxidil tornou-se um dos fármacos mais populares, agora em formato de loção, para quem está a tratar o problema da queda de cabelo, relacionado com a calvície.

Este medicamento foi usado muitas vezes sem qualquer tipo de ligação com a queda de cabelo, contudo, depois de alguns anos de mercado e de várias pessoas terem apresentado, como espécie de efeito secundário, o crescimento de pêlo em algumas zonas do corpo e até no couro cabeludo. Estes efeitos secundários notaram-se essencialmente nas pessoas que sofriam com a queda de cabelo há imenso tempo, tendo vindo a mostrar-se assim uma excelente alternativa para os vários medicamentos que já existiam no mercado para o efeito. A partir desse momento, começaram a ser realizados todo o tipo de estudos e testes, aplicando o mesmo nas zonas afectadas pela queda de cabelo, começando assim a obter óptimos resultados e então perceber que este seria um fármaco indicado para resolver este problema.

O principal objectivo do Minoxidil é ajudar na revitalização da raiz do cabelo, actuando assim na normalização do ciclo do folículo, permitindo assim que a fase anágena ou a de crescimento sejam prolongadas, actuando directamente no problema que afecta milhões de pessoas, a queda do cabelo. Por outro lado, este medicamente tem ainda a função de estimular a vascularização do próprio couro cabeludo, servindo essencialmente para permitir a oxigenação da área, necessária para o efeito desejado. A produção do medicamento em forma de loção iniciou-se em 1980, sendo que neste momento tinha uma concentração de 2% e era denominado de “Roggaine”, porém mais tarde foram feitas as alterações necessárias para que o tratamento da alopecia tivesse vantagens.

Apesar de muitas pessoas acreditarem que o efeito do Minoxidil vem do facto de ser um vasodilatador, foram feitos imensos testes com medicamentos semelhantes, sem qualquer tipo de resultados, o que demonstra que não é esta a acção mais importante do mesmo para o tratamento da queda de cabelo. Mesmo que não haja uma confirmação da forma como o Minoxidil actua, acredita-se que este estimula a abertura dos canais de potássio, impedindo assim que o cálcio, que tem como função enviar sinais aos folículos para deter o crescimento, ingressando directamente às células.

Modo de Uso do Minoxidil

Apesar de ser um dos medicamentos mais populares neste momento, existem algumas indicações específicas no que diz respeito ao modo de uso, de forma a que o tratamento seja feito de acordo com as necessidades e mais importante ainda, com os efeitos desejados.

Assim, a loção deve ser aplicada após a lavagem e secagem do cabelo, aplicando a mesma directamente na área afectada, mas sempre tendo a certeza que o couro cabeludo está em contacto directo. Para garantir que o medicamento fica distribuído de forma uniforme e que o efeito será igualmente uniforme na zona, é aconselhável uma rápida massagem, com as pontas dos dedos, durante apenas 30 segundos.

Geralmente é aconselhável apenas a aplicação 1 vez por dia, contudo, no caso de não existirem efeitos secundários notados pelo indivíduo, a aplicação pode ser repetida mais tarde, ao final do dia. Mesmo que não haja garantias de que uma segunda aplicação possa fazer a diferença, existem vários estudos que confirmam que estas são significativas e podem muito bem garantir mais resultados. Sendo o Minoxidil dos medicamentos mais usados, são feitos testes regularmente para controlar a sua eficácia.

Depois de cada aplicação, é imprescindível a lavagem das mãos, sem deixar qualquer tipo de resíduos da loção nas mesmas. Por outro lado, se aplicar a segunda vez ao dia antes de se deitar, garanta que o faz pelo menos 30 minutos antes de se deitar, para garantir que a mesma não passa para a almofada.

Cuidados a ter na utilização de Minoxidil

Azares acontecem a todos e pequenos descuidos podem resultar em problemas mais graves, por isso, existem alguns cuidados a ter, principalmente nos medicamentos para a queda do cabelo, nomeadamente no Minoxidil.

Em primeiro lugar, se existir algum tipo de inflamação, irritação ou mesmo corte em alguma zona do couro cabeludo, pode fazer com que a absorção da loção seja feita em exagero, o que mais tarde originará outros problemas. É imprescindível que se certifique que todo o couro cabeludo se encontra saudável antes de iniciar o tratamento.

Por outro lado, apesar deste medicamento ser indicado para homens e mulheres, as mulheres devem sempre consultar um dermatologista, pois este medicamento pode não ser o mais aconselhado para o tratamento da sua alopecia devido às características e à sua composição demasiado forte.

Se existirem outros medicamentos que está a tomar no momento, considere a consulta do seu médico de família ou de um especialista para perceber se a combinação dos medicamentos não poderá trazer problemas de saúde maiores. Pessoas com irregularidade na pressão sanguínea e problemas cardíacos também não devem usar este medicamento.

Efeitos Secundários da utilização de Minoxidil

Os efeitos secundários do Minoxidil podem surgir a qualquer momento e sem necessidade de doença associada, podendo apenas servir para aviso. No caso de algum destes efeitos secundários surgir, após a utilização da loção, deve parar imediatamente o tratamento e   consultar o mais rápido possível o seu médico de família ou especialista.

  • Crescimento de pêlo no rosto, no caso dos homens, apenas deve ser levado em conta se for em exagero, comparativamente à barba que tinha antes
  • Aceleração do ritmo cardíaco ou até mesmo uma dor no peito contínua
  • Pequenos zumbidos nos ouvidos ou visão nublada
  • Desmaios ou até tonturas
  • Aumento, significativo e sem explicação, de peso, inchaço nas extremidades dos membros
  • Surgimento de irritações, inflamações ou alergias em alguma zona do corpo, mesmo que não seja aquela onde a loção é aplicada

O tratamento com o Minoxidil deve ser feito durante 10 a 14 meses para que os resultados comecem a ser visíveis, porém, no máximo este deve ser feito de 20 a 24 meses, com um intervalo de 1 a 3 meses para que o couro cabeludo possa respirar. Mais tarde, com o aconselhamento médico, pode retomar o tratamento por mais 20 a 24 meses.

Veja também

O stress e a queda de cabelo

O stress e a queda de cabelo

Já há muito que o stress é reconhecido como sendo uma das principais causas da …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *