Home » Queda de Cabelo nos Homens » Queda de cabelo hereditária: O que fazer?
Queda de cabelo hereditária

Queda de cabelo hereditária: O que fazer?

A predisposição genética para a queda de cabelo é um problema que se manifesta em perto de 80% dos Homens abaixo dos 70 anos de idade. Conhecida também por Alopecia Androgénica, a queda de cabelo hereditária destaca-se como a principal responsável pela calvice entre os Homens, podendo desenvolver-se logo a partir da adolescência, em determinados casos.

A hormona dihidrotestosterona (DHT), derivada da testosterona, destaca-se como a principal responsável pelo processo de perda progressiva de cabelo em casos hereditários. Nestes casos, o afinamento do cabelo manifesta-se apenas em determinadas regiões do couro cabeludo, não afectando, geralmente, as restantes.. O padrão de queda experienciado, bem como a sua intensidade, poderão variar consideravelmente de caso para caso, havendo quem perca grandes quantidades de cabelo muito rapidamente e fique totalmente calvo em apenas alguns anos e quem experiencie uma queda lenta e progressiva, que pode levar décadas até atingir o seu estado final.

As alternativas de tratamento para a queda de cabelo hereditária são extremamente limitadas, fazendo assim com que, na maior parte dos casos, seja praticamente impossível travar definitivamente a queda, que sendo potenciada por factor genéticos, revelar-se-á sempre muito persistente.

Como tratar a queda de cabelo hereditária?

O tratamento da queda de cabelo hereditária pode revelar-se extremamente frustrante, uma vez que raramente consegue produzir eficazmente os resultados desejados. Ainda que diversos sejam os cremes e champôs que promovem a cura definitiva para a queda de cabelo hereditária, a realidade é que poucos são aqueles que têm demonstrado a capacidade de exercer qualquer tipo de impacto positivo no tratamento deste problema.

Ainda que não exista um tratamento 100% eficaz para a queda de cabelo hereditária, existem algumas medidas que, quando correctamente adoptadas, podem contribuir para desacelerar todo o processo de queda, preservando assim a integridade dos fios de cabelo por mais alguns anos.

Seguir uma alimentação saudável é uma das formas mais eficazes de atrasar o processo de queda de cabelo provocada por factores hereditários. Recomenda-se que aposte em alimentos ricos em nutrientes como o cobre, ferro, zinco e vitaminas do Complexo B, que muito eficazes se têm vindo a revelar na preservação de um cabelo forte e saudável. Como complemento, recomenda-se que mantenha um estilo de vida activo, de modo a garantir a manutenção de um bom sistema circulatório, uma vez que esta é uma função orgânica que tende a exercer um impacto fundamental no crescimento do cabelo.

Outra medida que deverá ser sempre adoptada no combate à queda de cabelo hereditária é a manutenção de uma boa higiene capilar. Mantenha o seu couro cabeludo devidamente limpo através de lavagens frequentes com um champô de qualidade indicado para o seu tipo de cabelo.

Produtos para o tratamento da queda de cabelo hereditária

Apesar da esmagadora maioria dos produtos disponíveis no mercado não apresentar a capacidade de surtir os efeitos desejados, existem algumas alternativas que, comprovadamente, conseguem inibir a queda de cabelo nos homens. No entanto, ainda que se apresentem um elevado nível de eficácia, vale a pena referir que estes produtos só surtem efeito enquanto estiverem a ser utilizados, não representando, por isso, uma cura definitiva para a calvice.

Alguns dos principais produtos para o tratamento da queda de cabelo hereditária:

Minoxidil

Conhecido por ser um dos raros produtos com provas dadas no combate à calvice, o Minoxidil actua como um poderoso vasodilatador que favorece o crescimento capilar e combate eficazmente a sua queda. O produto é aplicado directamente sobre o couro cabeludo e deverá ser utilizado numa base diária para que os resultados se manifestem do modo pretendido. Contudo, a interrupção do tratamento poderá fazer com que o cabelo volte a cair, e por vezes ainda com maior intensidade.

Finasterida

Este representa um medicamento que actua através da inibição do 5-alfa redutase, que constitui a principal enzima responsável pela queda capilar. Está provado que este produto apresenta a capacidade de reduzir em cerca de 60% os níveis de DHT, actuando assim favoravelmente na interrupção da queda de cabelo. O Finasterida é administrado através de via oral e deverá ser apenas utilizado por Homens.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *