Home » Prevenção » Como prevenir a queda de cabelo?
Como prevenir a queda de cabelo?

Como prevenir a queda de cabelo?

A prevenção da queda de cabelo é uma meta seriamente perseguida por Homens e Mulheres das mais variadas faixas etárias. Caracterizada por uma forte incidência na população masculina, em particular, a calvíce constitui um problema destinado a manifestar-se na esmagadora maioria dos Homens, daí haver uma demanda tão forte e persistente de métodos eficazes de tratamento e prevenção.

Apesar da procura incessante por uma fórmula que permita combater de forma 100% eficiente a queda de cabelo, a realidade é que este é um problema extremamente complexo, para o qual não existe ainda um método preventivo que apresente a capacidade de oferecer todos os resultados desejados. Tal não significa, no entanto, que não exista forma de reduzir consideravelmente as probabilidades de desenvolvimento de um problema desta natureza.

As melhores formas de prevenir a queda de cabelo

Antes de adoptar qualquer tipo de método preventivo é importante estar consciente de que existem diversos tipos de queda de cabelo, sendo que, para alguns deles, como é o caso da queda hereditária, não existe forma de prevenir a 100% a ocorrência do problema. Felizmente, é possível desacelerar o processo de queda através da adopção de algumas medidas extremamente simples. Em casos de queda potenciada por outros factores, é perfeitamente possível prevenir eficazmente o seu desenvolvimento.

Alimentação cuidada

O défice nutricional pode, em muitos casos, originar a queda de cabelo, caso se revele muito acentuado. Mesmo em casos de queda hereditária, é possível atrasar a manifestação do problema através de uma rotina alimentar verdadeiramente equilibrada. Idealmente, deverá certificar-se de que segue uma alimentação rica no consumo de frutas e vegetais e pobre em cereais refinados e gorduras saturadas. Isto ajudará a favorecer a manutenção de uma boa saúde capilar.

Boa manutenção capilar

Uma boa manutenção capilar envolve cuidar do seu cabelo da forma mais adequada possível. Mantenha o couro cabeludo bem limpo e livre de inflamações através de lavagens regulares. Evite lavagens com água demasiado quente, que tende a danificar os fios de cabelo e dê preferência a água morna. Utilize um champô de boa qualidade, e preferencialmente indicado para o seu tipo de cabelo. Apesar da necessidade de manter o couro cabeludo limpo, não é necessário lavá-lo diariamente, uma vez que tal até poderá afectar negativamente a a saúde do mesmo e, em alguns casos, originar a queda de cabelo.

Cuidado com os produtos capilares

Evite a utilização de alisadores e produtos que possam conter substâncias químicas passíveis de danificar a raiz do cabelo. O secador deverá, também, ser utilizado com a menor regularidade possível, uma vez que utilizações frequentes podem resultar na queda de cabelo.

Mantenha um estilo de vida activo

A prática regular de exercício físico poderá fazer maravilhas pela manutenção de uma boa circulação sanguínea. Um bom fluxo sanguíneo é essencial para que os nutrientes possam ser devidamente conduzidos até à raiz, favorecendo assim a preservação de uma boa saúde capilar. Sendo que o sedentarismo tende a originar problemas de circulação, é importante manter-se o mais activo possível, pois dessa forma estará a favorecer activamente a qualidade do seu cabelo e a prevenir, até certo ponto, a sua queda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *