Estrutura do cabelo
Home » Sem categoria » Estrutura do cabelo

Estrutura do cabelo

O cabelo é composto por uma estrutura complexa dotada de diversos componentes externos e internos. Conhecer aprofundadamente cada uma das secções dos fios de cabelo pode revelar-se de grande utilidade na identificação de quais aquelas que necessitam de especial cuidado, uma vez que, quanto melhor for o seu entendimento da estrutura capilar, mais facilmente se tornará compreender o seu comportamento e prevenir determinados problemas.

Cutícula

A cutícula constitui a parte externa do fio de cabelo e tem como objectivo primordial oferecer protecção contra diversas agressões exteriores, entre elas os químicos presentes em muitos dos produtos utilizados para a manutenção do cabelo. A saúde da cutícula reflectir-se-á sempre no aspecto dos cabelos. Assim sendo, qualquer alteração no brilho e textura do cabelo encontra-se directamente relacionada com este componente capilar.

Córtex

O córtex pode ser classificado como o coração da fibra, uma vez que representa a sua camada intermediária. Sendo o componente de maior volume do fio de cabelo, o córtex revela-se responsável pela manutenção das principais características mecânicas dos fios, como é o caso da sua elasticidade, solidez e permeabilidade. A saúde deste componente poderá afectar directamente factores a resistência do cabelo.

O córtex é, também, responsável por diversas ligações químicas capilares, entre elas a ligação de hidrogénio, enxofre e salina. Todas estas ligações possuem uma ligação muito íntima com a formação e manutenção da estrutura do cabelo.

Medula

A medula pode ser encontrada na região central do fio de cabelo. É importante notar que nem todos os fios de cabelo apresentam medula. No entanto, de acordo com o que se sabe até à data, a ausência de medula não altera em nada a estrutura do fio de cabelo. Tipicamente, o canal da medula pode apresentar-se preenchido por queratina esponjosa, podendo em alguns casos encontrar-se totalmente vazio. De momento, pouco se sabe relativamente à verdadeira função da medula, mas alguns estudos recentes têm apontado para a possibilidade da mesma estar associada à primeira fase de germinação do fio de cabelo, na qual a medula poderá actuar como um condutor do novo fio de cabelo em direcção ao poro.

A estrutura da fibra capilar pode ser afectada através da utilização de produtos destinados à coloração e descoloração dos fios de cabelo. Alisamentos podem, também, danificar a estrutura do cabelo, uma vez que apresentam a capacidade de comprometer as ligações químicas que permitem a coesão da fibra. Isto origina a fragilização dos fios, prejudicando assim o seu aspecto, resistência e elasticidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *